Páginas

Powered By Blogger


Bem Vindo


Mensagens

quinta-feira, 5 de maio de 2011

SERÁ QUE O COMPUTADOR IRÁ SUBSTITUIR O HOMEM?


Steve Wozniak - fundador da Apple
Estava eu pensando como responder os questionamentos feitos pela nossa tutora Yvana e resolvi navegar para observar a opinião do mundo quanto a perguntas sugerida (Será que o computador irá substituir o homem?) quando me deparei com essa afirmação do cofundador da Apple, Steve Wozniak: “A tecnologia está chegando a um ponto em que os aparelhos feitos hoje em dia têm todos os sensores presentes em seres humanos: movimentos, visão e audição, embora ainda estejam longe de substituir pessoas e professores”. E ainda acresceu mais, "Estamos próximos a um ponto em que se poderá fazer aparelhos que se tornam amigos e não apenas um livro de textos digitalizado”
 Observando o pensamento Wozniak, que fundou a Apple Computer em 1976 com Steve Jobs e Ronald Wayne, afirmando a “maquina” pode substituir o Ser humano até me assustei, ai fiquei imaginando uma pessoa sentada no barzinho namorando um computador, ou quem sabe uma criança pulando corda com seu computador.... Imagine a cena!!!!!!
E claro que o computador colabora sim com o processo de ensino aprendizagem, facilitando o processo de entendimento dos conteúdos sugerido, porém, defini-lo como o intermediário da aprendizagem? impossível não é, mais valerá a pena? Wozniak argumenta pelo âmbito financeiro, e até pedagógico que se “você tivesse 30 professores em uma classe com 30 alunos, todos teriam atenção individual e seguiriam seu próprio ritmo", disse Wozniak. "Então acho que, algum dia, um computador pode ser um professor".
Imagine, Wozniak mencionou ter ensinado no ensino fundamental por oito anos: "A escola, em si, é uma força muito restritiva sobre a criatividade", disse. "Quanto você vem às aulas, faz as exatas mesmas páginas no livro, gasta as mesmas horas que todos os outros. Não vai no seu próprio ritmo".
E evidente que colocar todos os aparatos tecnológicos no âmbito escola em primeiro momento pode ser um investimento alto, porém com decorrer todos os anos poderá enxugar a “folha de pagamento”, é verdade, as “escolas” poderão reduzir o tamanho das classes, currículos e salários de professores. Já que escolas públicas são, em grande parte, financiadas pelo Estado, será uma grande economia. Para quem? Para mim que não, mais para os “cofres públicos” com certeza, sobrando recursos para encher os bolsos de alguém, talvez o seu que está lendo esse texto.
Voltando a entrevista com nosso nobre, milionário amigo cofundador da Apple, ele afirma que obteve a maior parte de seus conhecimentos de engenharia com seu pai e consertando computadores tarde da noite em seu quarto. "Nunca usei um livro escolar para isso", disse. Vejam como ele se contra diz, sim ele não usou livro para aprender, mais precisou de um PROFESSOR (seu pai) que lhe orienta-se no momento de aprender.
Bem com tudo isso, me veio uma revelação. Podemos ser substituído? Talvez. Mais o prazer de ter lembranças nunca será substituído pelo computador. Que é aqui que não lembra daquele professor caxias, ou daquele professor amigo. Ninguém pode substituir os sentimentos, o prazer da convivência. Ninguém irá substituir o Professor, este permanecerá por todos os tempos, pois nós os SERES HUMANOS, precisamos do calor humano, do sorriso, dos puxões de orelhas, precisamos um do outro.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário